A Amazon pretende trazer para a sua cozinha parte da tecnologia que usa nas lojas Amazon Go sem caixa . De acordo com a Insider , a empresa está trabalhando em uma geladeira inteligente que pode monitorar itens e ajudá-lo a solicitar peças de reposição se estiver com pouco dinheiro.
A equipe por trás dos sistemas Amazon Go estaria chefiando o projeto, que está em obras há pelo menos dois anos. A tecnologia Just Walk Out usada nas lojas Go rastreia o que os clientes colocam em seus carrinhos e carrega automaticamente quando eles saem. Membros das equipes de hardware Amazon Fresh e Lab126 também estão supostamente envolvidos no projeto do refrigerador.
A geladeira monitoraria os itens dentro e controlaria seus hábitos de compra, de acordo com o relatório. Se você ficar sem algo que compra com frequência, a geladeira irá notificá-lo e tornar mais fácil pedir mais do Whole Foods ou Amazon Fresh, o que pode dar um impulso à divisão de mercearia da empresa. A geladeira também pode oferecer sugestões de receitas, o que pode ser útil se você se esquecer de um item que está prestes a expirar.
A Amazon não faria as geladeiras sozinha, disseram fontes do Insider . Ele está procurando se associar a um fabricante de eletrodomésticos. Existe a possibilidade de que o controle de voz de Alexa possa ser incluído. Diz-se que isso não é uma grande preocupação, mas dada a propensão da Amazon em colocar Alexa em quase todos os outros tipos de produto, incluindo robôs domésticos e suas próprias TVs , não seria uma surpresa se a geladeira tivesse suporte de assistente de voz.
A empresa já gastou mais de US $ 50 milhões por ano no projeto até agora. Mesmo assim, não há garantia de que a geladeira chegará ao mercado, pois é possível que a Amazon engavete os planos. Se a geladeira chegar ao mercado, provavelmente não será barata. Um porta-voz da Amazon disse ao Engadget que a empresa não comenta “rumores ou especulações”.
O conceito não é totalmente novo. Em 2016, a Samsung revelou uma geladeira que pode ajudar você a acompanhar o que está dentro sem ter que abrir a porta. Você pode até pedir mantimentos usando a tela sensível ao toque integrada . A geladeira da Amazon levaria a ideia um pouco mais longe, no entanto, uma vez que sinalizaria itens que você está prestes a esgotar e ajudaria a pedir mais por meio do ecossistema de mercearia da própria empresa.