A Engineered Arts, a empresa por trás da série de robôs mesmer com aparência humana , revelou uma nova criação que pode deixá-lo ainda mais interessante. ” Ameca” é um novo robô humanóide que não tem cabelo e pele realistas como Mesmer, mas ao invés disso pode mostrar expressões de aparência mais humana e natural do que as outras versões que vimos, como relatou o The Verge .
No video de apresentação Ameca a princípio mostra confusão ao acordar, depois mostra um leve espanto quando move as mãos (os gestos com as mãos também parecem bastante reais). Ele então parece surpreso ao ver o visualizador ou a câmera e termina o vídeo com um sorriso e um gesto de boas-vindas com a mão.
Parece ter uma cabeça, rosto, pescoço, ombros, braços e mãos totalmente articulados, mas a Engineered Arts observa que nenhum de seus robôs pode andar – embora a empresa esteja estudando essa capacidade. Não está claro como as expressões faciais de Ameca foram animadas, mas a aposta vai para uma ótima forma de captura de movimento. A empresa disse que a Ameca é uma “plataforma para o desenvolvimento de IA”, mas também está permitindo que outros desenvolvam algoritmos de aprendizado em máquinas.
A Engineered Arts disse anteriormente que usa motores “potentes, silenciosos e de alto torque” para conduzir os movimentos do corpo e da cabeça de Mesmer, com tudo projetado do zero para funcionar perfeitamente em conjunto. Ele também usa sensores como câmeras, sensores de profundidade, ligar e microfones. Para controlar os movimentos, desenvolveu um software baseado em navegador que funciona muito com aplicativos 3D usados
Logo veremos o Ameca de perto, a Engineered Arts planeja mostrar na CES 2022 em Las Vegas.